A ESCOLA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ. POR ISSO, É NECESSÁRIO ABORDAR TEMAS QUE ORIENTEM OS ALUNOS A PRATICAR HÁBITOS SAUDÁVEIS, A EXEMPLO DA ALIMENTAÇÃO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI PROMOVER UM DIÁLOGO REFLEXIVO, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA COM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL LOCALIZADA EM CAUCAIA-CE. INICIALMENTE, FOI REALIZADA UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE CARTAZES CONTENDO UMA PIRÂMIDE ALIMENTAR. EM SEGUIDA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA VERIFICAR OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ESTUDANTES. COM BASE NOS DADOS OBTIDOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, OBSERVAMOS QUE A MAIORIA DOS EDUCANDOS (60%) OBTEVE PONTUAÇÃO ACIMA DE 43 PONTOS. ESTES ALUNOS AFIRMARAM QUE PRATICAM REGULARMENTE ATIVIDADES FÍSICAS. JÁ 26,7% OBTIVERAM PONTUAÇÃO ENTRE 29 E 42 PONTOS, INDICANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS, CONTUDO PRECISAM ESTAR ATENTOS A ALGUNS CUIDADOS, COMO A PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. OS OUTROS 13,3% DOS ESTUDANTES PONTUARAM MENOS DE 28 PONTOS, INDICANDO QUE PRECISAM TER HÁBITOS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS. A PARTIR DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, COMO A OFICINA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CARTAZES, OBSERVAMOS QUE CONSEGUIMOS PROMOVER UM DIÁLOGO REFLEXIVO. CONCLUÍMOS QUE FOI POSSÍVEL CRIAR UM ESPAÇO, DENTRO DA AULA DE BIOLOGIA, EM QUE OS ALUNOS PUDERAM DIALOGAR E REFLETIR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. AÇÕES COMO ESTA DEVEM SE TORNAR REGULAR NO COTIDIANO ESCOLAR.