ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL OBSERVAR AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE O RENDIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS BRASILEIRAS NO PRINCIPAL PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO PAÍS, O ENEM, BASEANDO-SE NA SOCIOLOGIA DESENVOLVIDA POR PIERRE BOURDIEU. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA (DESLAURIERS, 1991) E QUANTITATIVA (FONSECA, 2002) SENDO FEITO O LEVANTAMENTO DE DADOS BASEANDO-SE NAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS PELO INEP REFERENTES AO RESULTADOS DAS ESCOLAS NO ENEM, ESPECIFICAMENTE NO ANO DE 2017. COMO APORTES TEÓRICOS UTILIZAMOS A SOCIOLOGIA APRESENTADA POR BOURDIEU (1970) NO LIVRO A REPRODUÇÃO, QUE EM LINHAS GERAIS AFIRMA QUE A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO QUE LEGITIMA AS DESIGUALDADES AO DESCONSIDERAR FATORES COMO A HERANÇA FAMILIAR E CULTURAL NA ANÁLISE DE PROBLEMAS EDUCATIVOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA REFORÇAM O ABISMO EXISTENTE ENTRE AS ESCOLAS PÚBICAS E PRIVADAS, SENDO NOVE DAS DEZ ESCOLAS DE CUNHO PRIVADO. OUTRO DADO RELEVANTE É QUE 90% DAS MELHORES ESCOLAS CONCENTRAM-SE NA REGIÃO SUDESTE. O ABISMO EXISTENTE ENTRE OS RENDIMENTOS POTENCIALIZAM A INFLUÊNCIA DE QUESTÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E CULTURAIS NO BOM DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS, DIALOGANDO DE TAL MODO COM PENSAMENTO DE BOURDIEU.