A DIDÁTICA COMEÇOU A SE CONFIGURAR COMO CIÊNCIA DEDICADA A COMPREENDER E A FUNDAMENTAR AS AÇÕES DO ENSINO DESDE O SÉCULO XVII. CIÊNCIA INICIADA COMO ARTIMANHA ASTUCIOSA DE ENSINAR TUDO A TODOS, PARA QUAISQUER COMUNIDADES, CIDADES OU VILAREJOS, ATENDENDO AOS DOIS SEXOS, POBRES OU RICOS, SEM EXCLUIR NINGUÉM. ARTIFÍCIO DIFÍCIL, POIS A DIDÁTICA SEMPRE ESTEVE ANEXADA À FORMAÇÃO DE PESSOAS PARA VIVEREM EM SOCIEDADES ESTRUTURADAS EM CLASSES SOCIAIS ANTAGÔNICAS, ESQUELETOS QUE SOFREM PRESSÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SE DEIXAM INFLUENCIAR PELO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, COMBINAÇÃO QUE ALTERAM AS COBRANÇAS À DIDÁTICA, COMO ELEMENTO VINCULADO À EDUCAÇÃO, COM DEMANDAS NEM SEMPRE COMPATÍVEIS ENTRE SI. AGITAÇÃO QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA RECENTE, GEROU DEMANDAS DE ENSINO QUE SE CONFIGURARAM EM TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. EM CONTINUIDADE A ESSE MOVIMENTO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM 2017, ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO REUNIU PROFESSORES E ALUNOS PARA DISCUTIREM ESPECIFICAMENTE: “O PAPEL DA DIDÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS DIVERSAS LICENCIATURAS DA UFPB”. ESTA DEMANDA DEU INÍCIO AO VÍDEO-DOCUMENTÁRIO “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO” (2019), OBJETO DESTE ARTIGO QUE OBJETIVA CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES E DEMONSTRAR QUE OBRAS AUDIOVISUAIS PODEM SER ÚTEIS A PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS. UMA ANÁLISE FEITA SOB O MÉTODO MONOGRÁFICO QUE CONSIDERA REPRESENTATIVO DE OUTROS O ESTUDO APROFUNDADO DE UM CASO. CONCLUÍMOS QUE SÃO AS PERGUNTAS QUE OBJETIVAM OS OLHARES PARA OBRAS AUDIOVISUAIS E QUE A VISÃO POLÍTICA QUE CIRCUNDA OS CONTEÚDOS ESTUDADOS E AS NECESSIDADES DOS PROFESSORES E EDUCANDOS QUEM FOMENTAM AS APRENDIZAGENS.