Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA SUGERIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, LEITURA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57989
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5180
    "inscrito_id" => 2045
    "titulo" => "A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA SUGERIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "MUITAS SÃO AS CRÍTICAS SOBRE OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS. ESTE ARTIGO PROBLEMATIZA O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO, REFLETINDO A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. COM BASE NAS IDEIAS DE AUTORES COMO RÜSEN (1997), CHARTIER  (1998) E CHOPPIN  (2004), DISCUTIREMOS A IMPORTÂNCIA DADA A ESSE MATERIAL DIDÁTICO NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO ESSENCIAL AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E DE QUE MANEIRA OS ALUNOS E PROFESSORES ENXERGAM-NO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE DA ABORDAGEM LITERÁRIA EM DOIS CAPÍTULOS DE DOIS LIVROS DE ENSINO MÉDIO, COM BASE TAMBÉM EM RELATOS DE DOIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMÁCIA-CEARÁ. NOTAREMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO É IMPORTANTE, MAS NÃO É TRATADO COMO ÚNICO E ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, LEITURA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2045_01102019234741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MARILENE DE CASTRO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE RODRIGUES"
    "autor_email" => "MARILENERODRIGUES20@HOTMA"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57989
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5180
    "inscrito_id" => 2045
    "titulo" => "A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA SUGERIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "MUITAS SÃO AS CRÍTICAS SOBRE OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS. ESTE ARTIGO PROBLEMATIZA O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO, REFLETINDO A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. COM BASE NAS IDEIAS DE AUTORES COMO RÜSEN (1997), CHARTIER  (1998) E CHOPPIN  (2004), DISCUTIREMOS A IMPORTÂNCIA DADA A ESSE MATERIAL DIDÁTICO NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO ESSENCIAL AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E DE QUE MANEIRA OS ALUNOS E PROFESSORES ENXERGAM-NO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE DA ABORDAGEM LITERÁRIA EM DOIS CAPÍTULOS DE DOIS LIVROS DE ENSINO MÉDIO, COM BASE TAMBÉM EM RELATOS DE DOIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMÁCIA-CEARÁ. NOTAREMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO É IMPORTANTE, MAS NÃO É TRATADO COMO ÚNICO E ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, LEITURA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2045_01102019234741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MARILENE DE CASTRO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE RODRIGUES"
    "autor_email" => "MARILENERODRIGUES20@HOTMA"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

MUITAS SÃO AS CRÍTICAS SOBRE OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS. ESTE ARTIGO PROBLEMATIZA O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO, REFLETINDO A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. COM BASE NAS IDEIAS DE AUTORES COMO RÜSEN (1997), CHARTIER (1998) E CHOPPIN (2004), DISCUTIREMOS A IMPORTÂNCIA DADA A ESSE MATERIAL DIDÁTICO NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO ESSENCIAL AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E DE QUE MANEIRA OS ALUNOS E PROFESSORES ENXERGAM-NO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE DA ABORDAGEM LITERÁRIA EM DOIS CAPÍTULOS DE DOIS LIVROS DE ENSINO MÉDIO, COM BASE TAMBÉM EM RELATOS DE DOIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMÁCIA-CEARÁ. NOTAREMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO É IMPORTANTE, MAS NÃO É TRATADO COMO ÚNICO E ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.