MUITAS SÃO AS CRÍTICAS SOBRE OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS. ESTE ARTIGO PROBLEMATIZA O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO, REFLETINDO A ABORDAGEM DA LEITURA LITERÁRIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. COM BASE NAS IDEIAS DE AUTORES COMO RÜSEN (1997), CHARTIER (1998) E CHOPPIN (2004), DISCUTIREMOS A IMPORTÂNCIA DADA A ESSE MATERIAL DIDÁTICO NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO ESSENCIAL AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E DE QUE MANEIRA OS ALUNOS E PROFESSORES ENXERGAM-NO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE DA ABORDAGEM LITERÁRIA EM DOIS CAPÍTULOS DE DOIS LIVROS DE ENSINO MÉDIO, COM BASE TAMBÉM EM RELATOS DE DOIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMÁCIA-CEARÁ. NOTAREMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO É IMPORTANTE, MAS NÃO É TRATADO COMO ÚNICO E ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.