ANÁLISE ATRAVÉS DE DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59003 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1027 "inscrito_id" => 7782 "titulo" => "ANÁLISE ATRAVÉS DE DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO”, TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA E GRADUANDOS EM PEDAGOGIA, SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO ANALISARÁ AS VIVÊNCIAS COMO BOLSISTA DESTE PROJETO, AS EXPERIÊNCIAS E OS RELATOS DOS INDIVÍDUOS NOS ENCONTROS REALIZADOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, MINISTRADO PELA PROFª DRª MARIA JOSÉ BARBOSA. PORTANTO, ADOTOU-SE UM MODELO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA, ONDE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ENCONTROS SERÃO REGISTRADOS EM FORMATO DE DIÁRIOS DE OBSERVAÇÕES . OS ENCONTROS SÃO FUNDAMENTADOS NOS AUTORES FERREIRO (2001), MORAIS (2012) E FEUERSTEIN (2014) QUE DIALOGAM SOBRE OS TEMAS: SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA; SOBRE OS SUJEITOS DA ALFABETIZAÇÃO: SABERES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; BEM COMO SOBRE O PROFESSOR ALFABETIZADOR: SABERES E PRÁTICAS, APRENDIZAGEM MEDIADA, ORALIDADE ESTRATÉGICAS DE LEITURA E ESCRITA., COM O OBJETIVO DE RELACIONÁ-LOS COM AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º AO 3º ANO), BEM COMO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA. COMO RESULTADOS PARCIALMENTE OBTIDOS, PODE-SE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO SATISFATÓRIA DOS DIÁLOGOS REFLEXIVOS ENTRE OS PROFESSORES E GRADUANDOS, PERCEBE-SE TAMBÉM QUE A PRÁTICA CONTRIBUI SOBREMANEIRA NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS E AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES ALFABETIZADORES REFLETE-SE NA CONSCIÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROJETO DE EXTENSÃO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7782_07082019223816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAFAELA FREITAS PIMENTA" "autor_nome_curto" => "MARIA RAFAELA FREITAS" "autor_email" => "labsf123@gmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59003 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1027 "inscrito_id" => 7782 "titulo" => "ANÁLISE ATRAVÉS DE DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO”, TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA E GRADUANDOS EM PEDAGOGIA, SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO ANALISARÁ AS VIVÊNCIAS COMO BOLSISTA DESTE PROJETO, AS EXPERIÊNCIAS E OS RELATOS DOS INDIVÍDUOS NOS ENCONTROS REALIZADOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, MINISTRADO PELA PROFª DRª MARIA JOSÉ BARBOSA. PORTANTO, ADOTOU-SE UM MODELO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA, ONDE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ENCONTROS SERÃO REGISTRADOS EM FORMATO DE DIÁRIOS DE OBSERVAÇÕES . OS ENCONTROS SÃO FUNDAMENTADOS NOS AUTORES FERREIRO (2001), MORAIS (2012) E FEUERSTEIN (2014) QUE DIALOGAM SOBRE OS TEMAS: SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA; SOBRE OS SUJEITOS DA ALFABETIZAÇÃO: SABERES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; BEM COMO SOBRE O PROFESSOR ALFABETIZADOR: SABERES E PRÁTICAS, APRENDIZAGEM MEDIADA, ORALIDADE ESTRATÉGICAS DE LEITURA E ESCRITA., COM O OBJETIVO DE RELACIONÁ-LOS COM AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º AO 3º ANO), BEM COMO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA. COMO RESULTADOS PARCIALMENTE OBTIDOS, PODE-SE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO SATISFATÓRIA DOS DIÁLOGOS REFLEXIVOS ENTRE OS PROFESSORES E GRADUANDOS, PERCEBE-SE TAMBÉM QUE A PRÁTICA CONTRIBUI SOBREMANEIRA NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS E AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES ALFABETIZADORES REFLETE-SE NA CONSCIÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROJETO DE EXTENSÃO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7782_07082019223816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAFAELA FREITAS PIMENTA" "autor_nome_curto" => "MARIA RAFAELA FREITAS" "autor_email" => "labsf123@gmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }