O PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO”, TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA E GRADUANDOS EM PEDAGOGIA, SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO ANALISARÁ AS VIVÊNCIAS COMO BOLSISTA DESTE PROJETO, AS EXPERIÊNCIAS E OS RELATOS DOS INDIVÍDUOS NOS ENCONTROS REALIZADOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, MINISTRADO PELA PROFª DRª MARIA JOSÉ BARBOSA. PORTANTO, ADOTOU-SE UM MODELO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA, ONDE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ENCONTROS SERÃO REGISTRADOS EM FORMATO DE DIÁRIOS DE OBSERVAÇÕES . OS ENCONTROS SÃO FUNDAMENTADOS NOS AUTORES FERREIRO (2001), MORAIS (2012) E FEUERSTEIN (2014) QUE DIALOGAM SOBRE OS TEMAS: SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA; SOBRE OS SUJEITOS DA ALFABETIZAÇÃO: SABERES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; BEM COMO SOBRE O PROFESSOR ALFABETIZADOR: SABERES E PRÁTICAS, APRENDIZAGEM MEDIADA, ORALIDADE ESTRATÉGICAS DE LEITURA E ESCRITA., COM O OBJETIVO DE RELACIONÁ-LOS COM AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º AO 3º ANO), BEM COMO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA. COMO RESULTADOS PARCIALMENTE OBTIDOS, PODE-SE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO SATISFATÓRIA DOS DIÁLOGOS REFLEXIVOS ENTRE OS PROFESSORES E GRADUANDOS, PERCEBE-SE TAMBÉM QUE A PRÁTICA CONTRIBUI SOBREMANEIRA NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS E AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFESSORES ALFABETIZADORES REFLETE-SE NA CONSCIÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESTES.