HÁ DIVERSOS QUESTIONAMENTOS SOBRE COMO ENSINAR MATEMÁTICA DE FORMA MAIS SIMPLIFICADA, FACILITANDO O APRENDER DO ALUNO, TENDO EM VISTA A IMAGEM DESTA, COMO A PRINCIPAL DIFICULDADE DO ANO LETIVO. EM VIRTUDE DESSE FATOR, NESTE TRABALHO PROCURAMOS APRESENTAR ALGUMAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS REALIZADAS POR NÓS NO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI DAMIÃO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE PICOS - PI. O PÚBLICO ALVO FORAM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. PARTICIPARAM CERCA DE QUINZE CRIANÇAS. DE FORMA GERAL, OBJETIVAMOS ABORDAR FORMAS LÚDICAS DE TRABALHAR A MATEMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR E DE FORMA ESPECÍFICA, APRESENTAR ATIVIDADES E MATERIAIS PARA O USO NO ENSINO DESTA DISCIPLINA, ALÉM DE DESCONSTRUIR A IDÉIA DA MESMA COMO “BICHO-PAPÃO” DA ESCOLA. FORAM TRABALHADAS NA RECREAÇÃO A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO: O BOLICHE MATEMÁTICO, COMPRAS NO SUPERMERCADO PARA FEITURA DE UM BOLO, COM VISTA A VALORAR ASPECTOS REFERENTES À TEMÁTICA, DESTACANDO SUA SIGNIFICÂNCIA. DESTA FORMA, O USO DA LUDICIDADE NESTE TRABALHO, TORNOU-A MAIS ATRATIVA E FEZ COM QUE HOUVESSE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. FOI PERCEBIDO QUE, COM O USO DE FORMAS DIVERTIDAS DE REPASSAR UM DETERMINADO CONTEÚDO, HOUVE UM MAIOR INTERESSE E ENVOLVIMENTO DESTES NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.