HÁ NECESSIDADE DE FORMAÇÕES E APERFEIÇOAMENTOS DOS DOCENTES QUANTO AO TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POSSUAM FIRMEZA NAS SUAS ESCOLHAS, NO QUE DIZ RESPEITO AO TRATO COM OS MATERIAIS DE ENSINO, E SINTAM-SE CAPACITADOS PARA ASSUMIR O PAPEL DE SIMPLIFICADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO E NÃO UM MERO TRANSPORTADOR DE INFORMAÇÕES.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR O INTERESSE E APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICOS: CONHECER AS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS UTILIZADAS; INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS SOBRE A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO QUESITO EDUCACIONAL; CONHECER AS DIFICULDADES PARA A NÃO UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO. ESTE ESTUDO ABORDOU UMA LINGUAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA E APRESENTA OS DADOS COLETADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM 10 QUESTÕES, COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA DOCENTES E DISCENTES DE LICENCIATURA COM MAIS DA METADE DO CURSO CONCLUÍDO.