NO BRASIL É COMUM ENCONTRARMOS CRIANÇAS QUE AO CONCLUÍREM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL AINDA NÃO DOMINAM A LEITURA E A ESCRITA. EM 2017, OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DEMOSTRARAM QUE MAIS DA METADE DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTARAM NÍVEL INSUFICIENTE EM PROVAS DE LEITURA. ASSIM, ESTA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA FOI REALIZADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA-UFAM E OBJETIVOU IDENTIFICAR OS NÍVEIS CONCEITUAIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS-AM, COM ÊNFASE NA GARANTIA DO DIREITO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E LIBERTADORA. ESTA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OPTOU-SE COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, A PRODUÇÃO TEXTUAL, DIRECIONADA AS CRIANÇAS COM O TEMA BULLYING. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE 16% DOS ALUNOS DO 1º AO 2º ANO ESTÃO NO NÍVEL PRÉ-SILÁBICO E SILÁBICO, 36% DOS ALUNOS ESTÃO NO NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO E APENAS 32% ESTÃO NO NÍVEL ALFABÉTICO. CONCLUI-SE, QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DO 1º E 2º ANO PRECISA SER OLHADO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DA QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM, E NÃO SOMENTE DA QUANTIDADE.