ESTE TRABALHO INTITULADO: O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM O PROPÓSITO DE REGISTRAR OS RESULTADOS ALCANÇADOS ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NO QUESTIONAMENTO: O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTRIBUI DE FATO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA? PESQUISA ESSA REALIZADA COM A FINALIDADE DE ANALISAR, INVESTIGAR E REAFIRMAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A GARANTIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONCLUÍDA A BUSCA NA LITERATURA ACADÊMICA DISPONÍVEL QUE ABORDA ESSA TEMÁTICA, NOS DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DISPOSITIVOS LEGAIS DO BRASIL QUE FUNDAMENTAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, FICOU EVIDENTE QUE APRENDER CIÊNCIAS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES, POIS CONTRIBUI DE MANEIRA DETERMINANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE, AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. APRENDER CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO É IMPORTANTE PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES LEGÍTIMAS DE UM CIDADÃO NA PRÁTICA DE SUA VIVÊNCIA COTIDIANA, LEVANDO-O A AGIR DE FORMA CÔNSCIA E PLENA, CUMPRINDO COM OS SEUS DEVERES E BUSCANDO OS SEUS DIREITOS QUANDO ESTES LHES FOREM NEGADOS. ESSES E OUTROS ASPECTOS INTRÍNSECOS À FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES SERÃO DISCUTIDOS NESTE DOCUMENTO.