ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR,
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60212 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2151 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR," "resumo" => "O TEMA TRABALHADO REFERE-SE À ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI A REVISÃO DE LITERATURA PARA IDENTIFICAR AS PUBLICAÇÕES QUE RELATAVAM AS TECNOLOGIAS E DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. NA SEGUNDA ETAPA, O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A TERCEIRA ETAPA FOI A ELABORAÇÃO DA CARTILHA PELA PESQUISADORA E A VALIDAÇÃO PELO PÚBLICO ALVO E JUÍZES ESPECIALISTAS. AS INFORMAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS FORAM ORGANIZADAS EM UM BANCO DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS COM FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA, E DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA. O ÍNDICE DE VALIDADE DE CONTEÚDO (IVC) GLOBAL DA CARTILHA FOI DE 0,96 ENTRE OS JUÍZES DE CONTEÚDO E TÉCNICOS. ENTRE OS JUÍZES DE DESIGN E MARKETING, A TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI CONSIDERADA SUPERIOR, OBTENDO UMA PORCENTAGEM DE ESCORES DE 97,4% NO INSTRUMENTO SUITABILITY ASSESSMENT OF MATERIALS (SAM). A VERSÃO FINAL DA CARTILHA CONTOU COM 24 PÁGINAS, ALÉM DA PARTE DESTINADA AO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A CARTILHA CONSTITUI UM MATERIAL VÁLIDO E CONFIÁVEL, A QUAL PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TRANSTORNO AUTÍSTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTUDOS DE VALIDAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1043_15082019185114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA DAMASCENO LANDIM" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA LANDIM" "autor_email" => "amlandim@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60212 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2151 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR," "resumo" => "O TEMA TRABALHADO REFERE-SE À ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI A REVISÃO DE LITERATURA PARA IDENTIFICAR AS PUBLICAÇÕES QUE RELATAVAM AS TECNOLOGIAS E DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. NA SEGUNDA ETAPA, O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A TERCEIRA ETAPA FOI A ELABORAÇÃO DA CARTILHA PELA PESQUISADORA E A VALIDAÇÃO PELO PÚBLICO ALVO E JUÍZES ESPECIALISTAS. AS INFORMAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS FORAM ORGANIZADAS EM UM BANCO DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS COM FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA, E DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA. O ÍNDICE DE VALIDADE DE CONTEÚDO (IVC) GLOBAL DA CARTILHA FOI DE 0,96 ENTRE OS JUÍZES DE CONTEÚDO E TÉCNICOS. ENTRE OS JUÍZES DE DESIGN E MARKETING, A TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI CONSIDERADA SUPERIOR, OBTENDO UMA PORCENTAGEM DE ESCORES DE 97,4% NO INSTRUMENTO SUITABILITY ASSESSMENT OF MATERIALS (SAM). A VERSÃO FINAL DA CARTILHA CONTOU COM 24 PÁGINAS, ALÉM DA PARTE DESTINADA AO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A CARTILHA CONSTITUI UM MATERIAL VÁLIDO E CONFIÁVEL, A QUAL PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TRANSTORNO AUTÍSTICO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTUDOS DE VALIDAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID1043_15082019185114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA DAMASCENO LANDIM" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA LANDIM" "autor_email" => "amlandim@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }