O TEMA TRABALHADO REFERE-SE À ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO METODOLÓGICO E FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS. A PRIMEIRA FOI A REVISÃO DE LITERATURA PARA IDENTIFICAR AS PUBLICAÇÕES QUE RELATAVAM AS TECNOLOGIAS E DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. NA SEGUNDA ETAPA, O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. A TERCEIRA ETAPA FOI A ELABORAÇÃO DA CARTILHA PELA PESQUISADORA E A VALIDAÇÃO PELO PÚBLICO ALVO E JUÍZES ESPECIALISTAS. AS INFORMAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS FORAM ORGANIZADAS EM UM BANCO DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS COM FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA, E DISCUTIDAS À LUZ DA LITERATURA. O ÍNDICE DE VALIDADE DE CONTEÚDO (IVC) GLOBAL DA CARTILHA FOI DE 0,96 ENTRE OS JUÍZES DE CONTEÚDO E TÉCNICOS. ENTRE OS JUÍZES DE DESIGN E MARKETING, A TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI CONSIDERADA SUPERIOR, OBTENDO UMA PORCENTAGEM DE ESCORES DE 97,4% NO INSTRUMENTO SUITABILITY ASSESSMENT OF MATERIALS (SAM). A VERSÃO FINAL DA CARTILHA CONTOU COM 24 PÁGINAS, ALÉM DA PARTE DESTINADA AO REGISTRO DOS PROFISSIONAIS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A CARTILHA CONSTITUI UM MATERIAL VÁLIDO E CONFIÁVEL, A QUAL PODE SER UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA.