ESTE ARTIGO POSSUI O OBJETIVO DE RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA AULA DE QUÍMICA A CERCA DO CONTEÚDO DE CHUVA ÁCIDA, COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSORA AMÉLIA COELHO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO AMBIENTAL NA QUÍMICA, UTILIZOU-SE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBSERVANDO E RELANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ESTUDANTES EM RELACIONAR O CONTEÚDO QUÍMICO ÀS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NA NATUREZA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE ARTIGO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO AMPLAMENTE UTILIZADO POR DAR ESPAÇO À INTERPRETAÇÃO DOS FATOS LEVANDO EM CONTA O SUJEITO, A INTERPRETAÇÕES DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS.