Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: CURRÍCULO, PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO, POBREZA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58764
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4617
    "inscrito_id" => 5602
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE “A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO”, APRESENTAMOS UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA RELAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A POBREZA E DE QUE FORMA ESSA COMBINAÇÃO PODE INTERVIR NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO - PBF, TAL PROGRAMA, VISA O REFORÇO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM IDADE ESCOLAR, QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. POR MEIO DO ESTUDO PRETENDEU-SE, CONHECER AS DIRETRIZES E DIMENSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, DISCORRER SOBRE A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO, COMPREENDER O AS MUDANÇAS DO CURRÍCULO, PRECONIZADO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, E REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM A POBREZA E A REPERCUSSÃO NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZANDO ARTIGOS, TESES DE MESTRADO E LIVROS, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, EM FORMA DE ESTUDO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVO. TIVEMOS COMO PRINCIPAL RESULTADO, A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM O PROTAGONISMO JUVENIL, RESULTANDO NA DISCUSSÃO DO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES, PRECONIZADA NA BNCC DO ENSINO MÉDIO PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, E ISSO PARA OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF É DE EXTREMA RELEVÂNCIA, MAIS DO QUE SERIA PARA OS OUTROS ALUNOS, POIS AS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL VIVENCIADAS, POR MEIO DA SOBREVIVÊNCIA NA EXTREMA POBREZA, TRAZ UM EXPECTATIVA DE MELHORA NA VIDA DESSE ALUNO QUE PRECISA DE UM OLHAR DIFERENCIADO DO DOCENTE"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO, POBREZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5602_26092019203511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DE OLIVEIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "jack380215@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58764
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4617
    "inscrito_id" => 5602
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE “A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO”, APRESENTAMOS UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA RELAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A POBREZA E DE QUE FORMA ESSA COMBINAÇÃO PODE INTERVIR NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO - PBF, TAL PROGRAMA, VISA O REFORÇO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM IDADE ESCOLAR, QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. POR MEIO DO ESTUDO PRETENDEU-SE, CONHECER AS DIRETRIZES E DIMENSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, DISCORRER SOBRE A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO, COMPREENDER O AS MUDANÇAS DO CURRÍCULO, PRECONIZADO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, E REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM A POBREZA E A REPERCUSSÃO NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZANDO ARTIGOS, TESES DE MESTRADO E LIVROS, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, EM FORMA DE ESTUDO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVO. TIVEMOS COMO PRINCIPAL RESULTADO, A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM O PROTAGONISMO JUVENIL, RESULTANDO NA DISCUSSÃO DO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES, PRECONIZADA NA BNCC DO ENSINO MÉDIO PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, E ISSO PARA OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF É DE EXTREMA RELEVÂNCIA, MAIS DO QUE SERIA PARA OS OUTROS ALUNOS, POIS AS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL VIVENCIADAS, POR MEIO DA SOBREVIVÊNCIA NA EXTREMA POBREZA, TRAZ UM EXPECTATIVA DE MELHORA NA VIDA DESSE ALUNO QUE PRECISA DE UM OLHAR DIFERENCIADO DO DOCENTE"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO, POBREZA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5602_26092019203511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DE OLIVEIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "jack380215@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE “A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO”, APRESENTAMOS UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA RELAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A POBREZA E DE QUE FORMA ESSA COMBINAÇÃO PODE INTERVIR NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO - PBF, TAL PROGRAMA, VISA O REFORÇO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM IDADE ESCOLAR, QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. POR MEIO DO ESTUDO PRETENDEU-SE, CONHECER AS DIRETRIZES E DIMENSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, DISCORRER SOBRE A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO, COMPREENDER O AS MUDANÇAS DO CURRÍCULO, PRECONIZADO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, E REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM A POBREZA E A REPERCUSSÃO NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZANDO ARTIGOS, TESES DE MESTRADO E LIVROS, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, EM FORMA DE ESTUDO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVO. TIVEMOS COMO PRINCIPAL RESULTADO, A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM O PROTAGONISMO JUVENIL, RESULTANDO NA DISCUSSÃO DO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES, PRECONIZADA NA BNCC DO ENSINO MÉDIO PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, E ISSO PARA OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF É DE EXTREMA RELEVÂNCIA, MAIS DO QUE SERIA PARA OS OUTROS ALUNOS, POIS AS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL VIVENCIADAS, POR MEIO DA SOBREVIVÊNCIA NA EXTREMA POBREZA, TRAZ UM EXPECTATIVA DE MELHORA NA VIDA DESSE ALUNO QUE PRECISA DE UM OLHAR DIFERENCIADO DO DOCENTE

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.