ESTE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOBRE “A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO ESCOLAR, POBREZA E OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO”, APRESENTAMOS UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA RELAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A POBREZA E DE QUE FORMA ESSA COMBINAÇÃO PODE INTERVIR NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO - PBF, TAL PROGRAMA, VISA O REFORÇO DO DIREITO A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM IDADE ESCOLAR, QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. POR MEIO DO ESTUDO PRETENDEU-SE, CONHECER AS DIRETRIZES E DIMENSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, DISCORRER SOBRE A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO, COMPREENDER O AS MUDANÇAS DO CURRÍCULO, PRECONIZADO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, E REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM A POBREZA E A REPERCUSSÃO NA VIDA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZANDO ARTIGOS, TESES DE MESTRADO E LIVROS, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, EM FORMA DE ESTUDO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVO. TIVEMOS COMO PRINCIPAL RESULTADO, A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM O PROTAGONISMO JUVENIL, RESULTANDO NA DISCUSSÃO DO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES, PRECONIZADA NA BNCC DO ENSINO MÉDIO PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, E ISSO PARA OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF É DE EXTREMA RELEVÂNCIA, MAIS DO QUE SERIA PARA OS OUTROS ALUNOS, POIS AS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL VIVENCIADAS, POR MEIO DA SOBREVIVÊNCIA NA EXTREMA POBREZA, TRAZ UM EXPECTATIVA DE MELHORA NA VIDA DESSE ALUNO QUE PRECISA DE UM OLHAR DIFERENCIADO DO DOCENTE