SILVA, Iris Ferreira Da. Educação profissional: do adestramento a autonomia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60187>. Acesso em: 23/12/2024 08:23
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM GANHADO ESPAÇO NO CENÁRIO ECONÔMICO DO PAÍS, UM DOS FATORES RELACIONADO A ESTA CRESCENTE, É A PERCEPÇÃO DE QUE APENAS O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO NÃO TORNA O PROFISSIONAL APTO A ATUAR EM SUA ÁREA DE ESTUDO E PARA, ALÉM DISSO, JOVENS E ADULTOS TEM RECORRIDO A CURSOS TÉCNICOS, EM SUA MAIORIA DE CURTA DURAÇÃO PARA UM INGRESSO MAIS RÁPIDO NO MUNDO DO TRABALHO. ENTRETANTO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEVE SUA ORIGEM LIGADA AS CLASSES ORIUNDAS POPULARES COMO APARELHO DE ADESTRAMENTO SOCIAL. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE FAZER UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FAZENDO UM RECORTE ESPECIFICO SOBRE O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC) ALAGOAS, UMA DAS INSTITUIÇÕES PIONEIRAS E DE REFERÊNCIA NO MERCADO PROFISSIONAL DO SISTEMA S, APRECIANDO O MODELO PEDAGÓGICO VIGENTE NA ENTIDADE. PARA TANTO, O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DA COLEÇÃO DOS DOCUMENTOS TÉCNICOS DO SENAC (2015 E 2017), COLETÂNEA DE LEIS SENAC (1977), O RELATÓRIO DE GESTÃO (2009 E 2018), O REGIMENTO INTERNO E OUTROS DOCUMENTOS QUE CONTEMPLAM A TEMÁTICA, COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR OS AVANÇOS E DESAFIOS DO SENAC NA SOCIEDADE ALAGOANA.