ESTA PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO, E BIBLIOGRÁFICO, OBJETIVOU TRAÇAR O QUADRO DE CONFLITOS EXISTENTES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CEDRO – CE, ASSIM COMO ANALISAR E DISCUTIR QUAL A RELEVÂNCIA DO PAPEL DA GESTÃO FRENTE A ESTE PROBLEMA. A LITERATURA DESTACOU CONCEITOS ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS NO DIA-A-DIA DA SOCIEDADE E DAS ESCOLAS, TRAZENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL E O PAPEL DOS GESTORES. TRATOU-SE SOBRE O CONCEITO DE CONFLITOS E OUTRAS AMBIGUIDADES QUE ENVOLVEM O TEMA “VIOLÊNCIA ESCOLAR”. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A GESTÃO DEMONSTROU POUCO PREPARO PARA LIDAR COM O CONFLITO NO CONTEXTO ESCOLAR E A FALTA DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ FOI O TRAÇO QUE MARCOU A RELAÇÃO ENTRE OS ATORES QUE PARTICIPARAM DESTE TRABALHO. QUANTO AO PAPEL DO GESTOR, FICOU CLARA A SUA IMPORTÂNCIA NAS AÇÕES PARA LIDAR COM O CONFLITO ESCOLAR E NO ESFORÇO DE PREVENI-LO, SENDO ELE UM ELEMENTO VIABILIZADOR E FACILITADOR PARA QUE ACONTEÇAM ESTRATÉGIAS SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO A ESTE PROBLEMA. PROFESSORES E ALUNOS EXPLICITARAM QUE AS AÇÕES MAIS FREQUENTES POR PARTE DA GESTÃO, PARA LIDAR COM VIOLÊNCIAS, TÊM SIDO AS DE CARÁTER COERCITIVO E PUNITIVO, BEM COMO UM RÍGIDO CONTROLE DISCIPLINAR. DENTRE AS AÇÕES DA GESTÃO, ESPERADAS POR PROFESSORES E ALUNOS PARA LIDAR COM A QUESTÃO, DESTACOU-SE A BUSCA POR DIÁLOGO E O ACESSO A INFORMAÇÕES PERTINENTES AO TEMA.