O REFERIDO TRABALHO EMPENHA-SE DE MODO CLARO E SUCINTO, ELENCAR ALGUNS ASPECTOS QUE CONTRIBUÍRAM E IMPULSIONARAM O SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. DESTACANDO FATORES REFERENTES A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS, SALIENTANDO AS PECULIARIDADES PREPONDERANTES NO DECORRER DESSE PROCESSO. BUSCOU-SE POR MEIO DE ANALISE ONTOLÓGICA DA SOCIEDADE, ENFATIZAR A INFLUENCIA DAS CONDIÇÕES SÓCIO ORGANIZACIONAIS, SISTEMA DE PRODUÇÃO E MUNDO DO TRABALHO SOB AS MODIFICAÇÕES NAS CONDIÇÕES MATERIAIS E RELAÇÕES SOCIAIS SOB O QUAL SE DESENVOLVERAM AS INSTITUIÇÕES FORMAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. RECONHECENDO A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE AS CONDIÇÕES POSTAS PELO MUNDO DO TRABALHO E A INJEÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, PARTIU-SE DA PREMISSA DE QUE A NECESSIDADE APRESENTADA PELO CAPITAL INDUSTRIAL OCASIONOU A INSERÇÃO DE MÃO DE OBRA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO QUE GEROU A CARÊNCIA DE LOCAIS PARA ”GUARDAR” AS CRIANÇAS DURANTE O PERÍODO NO QUAL AS MULHERES ESTIVESSEM TRABALHANDO. REALIZANDO DENSO RECORTE HISTÓRICO SOBRE OS FATORES CONTRIBUINTES NO DECORRER DOS PERCALÇOS ENFRENTADOS PELA CONSTITUIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TAL, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA VISANDO COMPREENDER A TOTALIDADE HISTÓRICA NA QUAL A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVEU-SE E DESENVOLVE-SE.