A BUSCA DE COMPREENDER MELHOR AS DEMANDAS MATEMÁTICAS QUE AJUDAM A MELHORAR A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE MATEMÁTICA E POR UMA ESCOLA COMPROMETIDA COM A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA EXIGE REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. TENDO CONSCIÊNCIA DA FORMAÇÃO GENERALISTA COM A QUAL SE FORMA UM PROFESSOR POLIVALENTE, A FORMAÇÃO CONTINUADA SE FAZ NECESSÁRIA PARA QUE ESSES PROFISSIONAIS POSSAM REFLETIR SOBRE SUAS PRÁTICAS TENDO A POSSIBILIDADE DE RENOVAR, ATUALIZAR E (RE)CONSTRUIR CONCEITOS. ENTÃO, SURGIU UM QUESTIONAMENTO: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES A PARTIR DAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ? A PESQUISA ENVOLVEU UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE MERITI. TENDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL AS IDEIAS DE SHULMAN (1986), TARDIF (2002) E BALL ET AL (2008), FOI FEITA UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UMA ANÁLISE COMO A AÇÕES PEDAGÓGICAS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PODE IMPACTAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. FORAM REALIZADOS ENCONTROS SEMANAIS COM O GRUPO, SENDO QUE EM CADA ENCONTRO HOUVE ESPAÇO PARA ELABORAÇÃO E DISCUSSÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. AS DISCUSSÕES E REFLEXÕES APRESENTADAS DURANTE OS ENCONTROS INDICAM QUE ESSE ESPAÇO DE DIÁLOGO, CONSTRUÇÃO E REFLEXÃO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DESSES PROFISSIONAIS