A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATUAL VEM SE REFORMULANDO E BUSCANDO APRESENTAR A CIÊNCIA COMO UMA ÁREA DINÂMICA, MUTÁVEL E PASSÍVEL DE ERROS, TORNANDO-A PRÓXIMA DA REALIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO, DE MODO A DESTRUIR UMA BARREIRA CRIADA POR ANOS DO ENSINO TRADICIONAL DE QUE AS CIÊNCIAS NATURAIS ERAM DE DIFÍCIL COMPREENSÃO POR SEREM CONSTRUÍDAS POR VERDADES ABSOLUTAS. A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DE CONCEITOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC), É POSSÍVEL CONSTRUIR UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO MAIS REAL, RECONHECENDO A NECESSIDADE DE FORMAR INDIVÍDUOS ATUANTES NA SOCIEDADE. EMBASADOS NAS INTERPRETAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E NOS CONHECIMENTOS DE PESQUISADORES COMO CHASSOT, ALTERS, BRICKHOUSE, CARVALHO, ENTRE OUTROS, BUSCAMOS COMPREENDER AS CONCEPÇÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CONSTRUÍDAS EM LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, DE MODO A REFLETIR SOBRE COMO ESSES CONHECIMENTOS PODERIAM MODIFICAR A POSTURA DO FUTURO PROFESSOR. A PESQUISA SE ENQUADRA NO ENFOQUE QUALI-QUANTITATIVO, NO QUAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, ANALISADO POR MEIO DA CATEGORIZAÇÃO SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. DE MODO GERAL, OS RESULTADOS NOS PERMITIRAM INFERIR QUE EMBORA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA VENHA SE REINVENTANDO, ALGUNS CONCEITOS TRADICIONAIS PERMANECEM ARRAIGADOS AS CONCEPÇÕES DA CIÊNCIA.