ESTE TRABALHO TRATA DA INFLUÊNCIA DO EGO DA LINGUAGEM NA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA. O OBJETIVO DA PESQUISA É INVESTIGAR COMO O EGO DA LINGUAGEM INFLUENCIA NA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA DESCRITIVA, NA QUAL ANALISAMOS PESQUISAS RELEVANTES NA ÁREA DO TEMA PROPOSTO. A LÍNGUA É UM INSTRUMENTO DE TRANSMISSÃO DE PENSAMENTOS DO INDIVÍDUO E DA CULTURA DE UM POVO. O EGO DA LINGUAGEM ESTÁ ASSOCIADO A UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR DESENVOLVIDA PELO APRENDIZ DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, AFETANDO SUA FORMA DE AGIR E SENTIR. BUSCAMOS PESQUISAR COMO O APRENDIZ PODE TER SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO INFLUENCIADO PELO EGO LINGUÍSTICO E CULTURA. A ANÁLISE RESPONDEU NOSSOS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DA INFLUÊNCIA DA CULTURA E DO EGO DURANTE A AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA. A PARTIR DOS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE APRENDIZES DA SEGUNDA LÍNGUA SÃO INFLUENCIADOS POR FATORES EXTERNOS QUE ATUAM JUNTO A FATORES INTERNOS COMO A PERSONALIDADE E MOTIVAÇÃO DO APRENDIZ. NO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZAMOS AUTORES COMO BROWN (2000), KRASHEN (1972), EHRMANN (1999), SCHUMANN (1978), ENTRE OUTROS. ESPERAMOS QUE ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA OS ESTUDOS DE LÍNGUAS E COMUNICAÇÃO EM L2, AVALIANDO ASPECTOS MOTIVACIONAIS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO. ESPERAMOS TAMBÉM QUE ESTE TRABALHO MOTIVE PROFESSORES E APRENDIZES A BUSCAREM ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA L2.