O REFERIDO TRABALHO DE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM UM CENÁRIO DE COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO UMA PESQUISA INTEGRATIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO PRINCIPAIS AUTORES PARA EMBASAMENTO DA PESQUISA; PAIN (2010), ABED (2016), FERNANDES E FONTOURA (2017). NO CERNE DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS APRESENTADOS NA PESQUISA, CONCLUIU-SE DURANTE A ANÁLISE REALIZADA QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, PODEM ATENUAR, PREVENIR E COMBATER A VIOLÊNCIA NA ESCOLA, UMA VEZ QUE ABORDE A PROBLEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS EFETIVA E INTEGRADA A REALIDADE DOS ALUNOS, RECONHECENDO OS ESPAÇOS, A CULTURA E OS PARES DE CONVIVÊNCIA DOS EDUCANDOS, HAJA VISTO QUE O CENÁRIO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR SE CONSTITUI COMO UM PROBLEMA COMPLEXO E DE MOTIVAÇÕES DIVERSAS. CONTUDO, OS RESULTADOS INDICAM QUE EM DETRIMENTO DESTA TEMÁTICA CONFIGURAR-SE AINDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL RECENTE, AINDA EXISTEM POUCAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL; POR OUTRO LADO IDENTIFICOU-SE QUE A PRÁTICA METODOLÓGICA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS TRABALHADAS COM BASE NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PRECISAM SER IMPLEMENTADAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DESDE A INFÂNCIA, PARA QUE POSSAM CORROBORAR EFETIVAMENTE PARA SUPERAR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA ESCOLAR.