A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PARA UM MELHOR PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AINDA É BASTANTE COMPLEXO E DESAFIADOR. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, DESENVOLVER UM JOGO REFERENTE A DIVERSIDADE DE ESPÉCIES, PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO O CONTEÚDO REFERENTE A ÁREA DA ZOOLOGIA DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MÉDIO. O JOGO PRODUZIDO APRESENTA SUA PRIMEIRA VERSÃO E SE REFERE A UMA METODOLOGIA EXPOSITIVA E PARTICIPATIVA, ONDE O JOGO DA MEMÓRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS FOI INTITULADO “DO TATO À MEMÓRIA”. O JOGO CONSISTE EM 7 PARES DE ANIMAIS, QUE REPRESENTAM TANTO O FILO ARTHROPODA, COMO O FILO CHORDATA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O OBJETIVO DE APRIMORAR OS SEUS CONHECIMENTO TÉORICOS COM A PRÁTICA. ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA, O JOGO PERMITIRÁ A APROXIMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DEFICIENTES E NORMOVISUAIS.