NO PRESENTE TRABALHO CIENTIFICO, PRETENDE-SE APRESENTAR A ETIOLOGIA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), QUE APRESENTA PERTURBAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, TENDO COMO PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ATÍPICAS A FALTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E DÉFICITS DE COMPORTAMENTO QUE SÃO FIXOS E OU REPETITIVOS, TORNANDO VISÍVEIS EM CRIANÇAS GERALMENTE AOS DOIS ANOS DE VIDA. ESTAS SÃO AS QUESTÕES QUE NÃO ESTÃO CLARAMENTE CONHECIDAS, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. DEMOSTRAREMOS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS SOBRE O USO DAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS NA SALA DE AULA DE ENSINO REGULAR COM ESTUDANTES (TEA). ALGUNS MÉTODOS E MATERIAIS EDUCACIONAIS PODERIAM SER ADOTADOS COM O OBJETIVO DE POTENCIALIZAR HABILIDADES, MEDIAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A INTERAÇÃO SOCIAL DOS APRENDENTES (TEA), DEVIDAMENTE MATRICULADOS NA REDE REGULAR DE ENSINO. CABE-NOS RESSALTAR QUE OS CONCEITOS QUE SERÃO ABORDADOS, DESTACARÃO A ESCOLA COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL , INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL, DESSES ESTUDANTES QUE NECESSITAM DE UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SALA DE AULA PARA ADQUIRIR CONHECIMENTO E AUTONOMIA.