ESTE ARTIGO APRESENTA AÇÕES EXTENSIONISTAS QUE PROMOVERAM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA PESSOAS IDOSAS EXPLORANDO A FOTOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS APREENDIDOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS. O OBJETIVO FOI ESTIMULAR E ANALISAR DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS QUE PROVOCARAM O OLHAR REFLEXIVO DOS IDOSOS SOBRE SI MESMO, SOBRE O AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL EM QUE ESTAVAM INSERIDOS. METODOLOGICAMENTE OPTOU-SE POR VALORIZAR SUAS PERCEPÇÕES E FORMAS DE COMUNICAÇÃO CONFORME O PENSAMENTO PEDAGÓGICO PAULOFREIREANO QUE PRESSUPÕE O DIÁLOGO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELO PRÓPRIO SUJEITO COMO BASE ESTRUTURANTE DE QUALQUER NÍVEL DE APRENDIZAGEM. NA COMUNICAÇÃO DIDÁTICA PRIVILEGIOU-SE A ESTIMULAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS IDOSOS. O MÉTODO DE ABORDAGEM FOI O DIALÉTICO PORQUE ESTE ATENDE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS QUE ANALISAM AMBIENTES SOCIAIS EM SEUS DISTINTOS ASPECTOS E INTER-RELAÇÕES. AS ATIVIDADES PROPOSTAS AOS IDOSOS OCORRERAM NO PERÍODO DE AGOSTO/2017 A SETEMBRO/2018 TENDO COMO PÚBLICO-ALVO 46 IDOSOS MATRICULADOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE ABERTA INTERGERACIONAL (UNABI) VINCULADO À PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS BACABAL. OS RESULTADOS APONTARAM A AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DOS IDOSOS SOBRE SI MESMO, SUAS POTENCIALIDADES E LIMITES, EXPRESSOS EM SÍNTESES PESSOAIS COMUNICADAS EM FOTOGRAFIAS. NOS DIÁLOGOS EDUCATIVOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A REAL APREENSÃO DO QUE SIGNIFICA DIREITO À VIDA E À LIBERDADE INDIVIDUAL EM QUALQUER IDADE. AS DIFERENÇAS CULTURAIS E COGNITIVAS DOS IDOSOS FORAM SUPERADAS COM A SUBSTITUIÇÃO DA LETRA ESCRITA PELA IMAGEM FOTOGRÁFICA, SEM PREJUÍZOS DE EXPRESSÃO DE CONVICÇÕES E SENTIMENTOS.