ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL NOS DIAS DE HOJE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É MOSTRAR QUE O SUPERVISOR EDUCACIONAL É UMA PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DO CORPO DISCENTE. A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL PODEMOS VERIFICAR QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS AGENTES, TAIS COMO: O PROFESSOR, A FAMÍLIA E O SUPERVISOR. DESTACAMOS O PAPEL SUPERVISOR EDUCACIONAL, QUE DEVE ESTAR CENTRADO NO ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES E SUAS DIFICULDADES COM OS PROBLEMAS EM SALA DE AULA, DESSA FORMA, A SUPERVISÃO TORNA-SE UMA AÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA JUNTO AO PROFESSOR, DEIXANDO DE SER CONTROLADORA E DIRECIONADORA PARA TORNAR-SE ESTIMULADORA, MEDIADORA E ARTICULADORA DO TRABALHO DOCENTE.