O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA ASSOCIADA AO ENSINO E À APRENDIZAGEM NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS COELHO NETO, UTILIZANDO-SE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, TAIS COMO CIÊNCIA DE DADOS, A GAMIFICAÇÃO, APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (ABPROB) E STORYTELLING NO ENSINO DE FINANÇAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE ARTIGOS A RESPEITO DA TEMÁTICA, DESVENDANDO AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÕES. COM INTUITO DA CONSTRUÇÃO DO ENREDO PARA A NARRATIVA E CAPTURA DE PROBLEMAS GERENCIAIS, SUCEDEU-SE A ENTREVISTA COM O PROPRIETÁRIO E GERENTE DE UMA EMPRESA LOCAL, O PROVEDOR DE INTERNET GPI SITUADO NA CIDADE DE COELHO NETO. A PARTIR DA COLETA DADOS FOI CONSTRUÍDO UM BANCO DE DADOS QUE SIMULAVAM AS SITUAÇÕES PRESENTES D E FINANÇAS DE CURTO PRAZO E LONGOS, E SEUS CORRESPONDENTES REGISTROS FINANCEIROS. POR MEIO DA NARRATIVA E A PLANILHA COM DADOS, OS DESAFIOS FORAM MOLDADOS ATRAVÉS DA ABPROB EM UMA DINÂMICA DE JOGO APLICADA À BUSCA DE SOLUÇÕES FINANCEIRAS.