O ARTIGO PROPÕE DISCUTIR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO, IDEALIZADO POR UMA AÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, E DO BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS DE QUIXADÁ. A ABORDAGEM METODOLÓGICA PRIVILEGIOU O USO DA PESQUISA QUALITATIVA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, E DIÁRIO DE CAMPO. PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO ECOESCOLA, FORAM CRIADOS TRÊS GRUPOS PARA ATUAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE QUIXADÁ, CE. ESSES GRUPOS FORAM FORMADOS ALEATORIAMENTENTE, SENDO METADE DA COMPOSIÇÃO CONSTITUIDA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E A OUTRA METADE DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. AS ESCOLAS CONTEMPLADAS DE ALGUMA FORMA JÁ DESENVOLVIAM ATIVIDADES COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TODAS PREVIAM EM SEUS PROJETOS POLITICOS PEDAGOGICOS AÇÕES PERMANENTES E INTERDIDIPLINARES, DESENVOLVIDAS DE FORMA TRANVERSAL, SEGUINDO AS DIRETRIZES PROPOSTAS NOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAL E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. CONTUDO, ATRAVÉS DO DIAGNOSTICO REALIZADO, AMBAS APRESENTARAM DEFICIÊNCIAS E FRAGILIDADES EM SUAS AÇÕES, PRICIPAMENTE RELACIONADAS A CONTINUIDADE DE SUAS INTERVENÇÕES. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ECOESCOLA CONTRIBUIU DE FORMA EFETIVA NA ARTICULAÇÃO ATIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO IFCE, ALÉM DOS DEMAIS SUJEITOS ENVOLVIDOS NAS AÇÕES, ESTIMULANDO ATITUDES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO ESPAÇO ESCOLAR.