ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIAIS EM RELAÇÃO À EVASÃO NO PRIMEIRO ANO, DE INGRESSANTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN. PARA REALIZAR TAL INVESTIGAÇÃO, FOI CONSIDERADA COMO POPULAÇÃO ALVO TODOS OS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN, EM 2016. OS DADOS ANALISADOS QUE SUSTENTAM NOSSOS ESTUDOS FORAM OBTIDOS NO OBSERVATÓRIO DA VIDA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO (OVEU/COMPERVE). PRIMEIRAMENTE, APÓS A COLETA DE DADOS, FOI REALIZADA A APRESENTAÇÃO E A ANÁLISE DESCRITIVA DOS MESMOS, A FIM DE SE DETECTAR POSSÍVEIS TENDÊNCIAS, RELAÇÕES E PADRÕES ASSOCIADOS À EVASÃO, OU NÃO, DO ALUNO. EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM MODELO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA NO QUAL A VARIÁVEL BINÁRIA DEPENDENTE FOI DEFINIDA COMO “EVASÃO” OU “NÃO EVASÃO” NO PRIMEIRO ANO DE CURSO. O SOFTWARE R CORE (2017) FOI O RECURSO COMPUTACIONAL UTILIZADO PARA AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS. OBSERVOU-SE NA ANÁLISE DOS RESULTADOS QUE APESAR DA EVASÃO SER UM PROBLEMA ANTIGO NA UFRN, EXISTE UMA POPULAÇÃO DE INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO AINDA MAIS VULNERÁVEL À EVASÃO NO PRIMEIRO ANO DE CURSO. TAL POPULAÇÃO É CONSTITUÍDA, BASICAMENTE POR ALUNOS QUE INGRESSAM PELA “PORTA MAIS LARGA” DOS CURSOS DE POUCA CONCORRÊNCIA OU AINDA EM SUA SEGUNDA OPÇÃO, ALÉM DE FATORES SOCIAIS.