O PRESENTE ARTIGO ACADÊMICO, INTENTA DISCUTIR SOBRE UM ASSUNTO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO COMO UM TODO, OU SEJA, A MERENDA ESCOLAR, CONTUDO, NO BRASIL, EM ESPECIAL, AINDA PERSISTEM ALGUNS DESCASOS PÚBLICOS, ONDE NÃO SE TEM A DEVIDA ATENÇÃO COM ISSO. NESSA CONJECTURA, TEM-SE O OBJETIVO DE ELENCAR OS DESAFIOS QUE ESCOLAS PÚBLICAS ENFRENTAM FRENTE FALTA DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, AS QUAIS DEVERIAM DAR A DEVIDA ATENÇÃO A ALGO TÃO IMPORTANTE NO DIA A DIA DESSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. OS CAMINHOS METODOLÓGICOS ESCOLHIDOS, PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO, ENVEREDAM-SE POR UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, NA QUAL SE FAZ UMA REVISÃO DE LITERATURAS E OUTROS TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS, ONDE SUAS ABORDAGENS, COMO TAMBÉM SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, TÊM UMA LIGAÇÃO DIRETA COM A TEMÁTICA CENTRAL DESSA REFLEXÃO.