ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE REFLETIR SOBRE COMO É POSSÍVEL, A PARTIR DE UM GRUPO DE ESTUDOS, INTITULADO “CAFÉ PEDAGÓGICO: PROVOCAÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A PROFISSÃO NOSSA DE CADA DIA”, DESENVOLVER PRÁTICAS DE FORMAÇÃO REFLEXIVA. PENSADO COMO PROJETO DE EXTENSÃO, O GRUPO HETEROGÊNEO FORMADO POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA, ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR SE PROPÔS A PENSAR A PROFISSÃO PROFESSOR A PARTIR DA REALIDADE VIVENCIAL E ENTENDER A PESQUISA E O ENSINO COMO PROCESSOS INERENTES AO TRABALHO DOCENTE. HETEROGÊNEO EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO, MAS HOMOGÊNEO NO QUE SE REFERE À BUSCA PELO CONHECIMENTO, À CARACTERIZAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PESSOAS, E À NECESSIDADE DE PARTILHAR UMA PRÁTICA. OS TEMAS SÃO PROPOSTOS PELO PRÓPRIO GRUPO E HÁ UMA LIBERDADE PARA A DISCUSSÃO, ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA SUA CONSTITUIÇÃO, CONSIDERANDO APENAS COMO NÚCLEO NORTEADOR EIXOS RELACIONADOS AO SER PROFESSOR, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, A NATUREZA DO TRABALHO PEDAGÓGICO E SUA FUNÇÃO SOCIAL. ESSA INICIATIVA BUSCA MOBILIZAR A CAPACIDADE DE PENSAR A PROFISSÃO E TRAZER O PROFESSOR PARA DENTRO DELA (NÓVOA, 1999), DE MODO QUE AS DISCUSSÕES SEJAM COM OS PROFESSORES E NÃO SOBRE ELES.