O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO DESCREVE A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, PARTICIPANTES DO PROGRAMA, DESENVOLVIDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, DIVIDIDO NAS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA, 1º E 2º ANO. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DEFINIDO PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. POR MEIO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, FOI POSSÍVEL AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL DOS ALUNOS, ALÉM DE ESTIMULAR AS CAPACIDADES MOTORAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. DESTACAMOS QUE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA, POIS PROMOVE O FORTALECIMENTO DA PRÁTICA, PERMITINDO EXERCITAR A TEORIA CONSTRUÍDA EM SALA DE AULA, ASSIM COMO, PODEMOS DESTACAR TAMBÉM A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PRECEPTORES QUE RECEBEM OS LICENCIANDOS NAS ESCOLAS PARA A INSERÇÃO E ACOMPANHAMENTO DESTES EM SALA DE AULA.