Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIMENSÕES COGNITIVAS E DO CONHECIMENTO ABORDADAS EM AULAS PRÁTICAS DE PARASITOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE PARASITOLOGIA, TOXOPLASMA GONDII, GIARDIA LAMBLIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE PARASITOLOGIA REQUER DO ESTUDANTE A PERCEPÇÃO DE EVENTOS BIOLÓGICOS QUE ENVOLVEM, EM PRINCÍPIO, DOIS SERES VIVOS DE ESPÉCIES DISTINTAS. NESSE CONTEXTO É FUNDAMENTAL A APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA DOS PARASITOS; SENDO PARTE DESSA TAREFA CUMPRIDA EM AULAS PRÁTICAS, NAS QUAIS SE ABORDAM O ESTUDO MORFOLÓGICO E OS MÉTODOS DE PESQUISA PARASITOLÓGICA. PARA MANTER OS ESTUDANTES ENVOLVIDOS ATIVAMENTE NESSAS AULAS E TAMBÉM PARA ELEVAR O NÍVEL DA APRENDIZAGEM DOS MESMOS, FOI ELABORADA UMA SÉRIE DE ROTEIROS COM CARÁTER TEÓRICO-PRÁTICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVALIAR COM BASE NOS PARÂMETROS PROPOSTOS PELA TAXONOMIA DE BLOOM MODIFICADA, O ROTEIRO REFERENTE À SUBUNIDADE DIDÁTICA QUE ABORDA OS PARASITOS UNICELULARES TRANSMITIDOS POR ÁGUA E ALIMENTO. PARA ISSO AS QUESTÕES FORAM CLASSIFICADAS CONFORME AS DIMENSÕES COGNITIVAS E DO CONHECIMENTO. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS TAMBÉM FORAM AVALIADAS. AS QUESTÕES QUE ENVOLVERAM CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL E A DIMENSÃO COGNITIVA APLICAR REPRESENTARAM O PRINCIPAL DESAFIO PARA OS ESTUDANTES.

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