O ENSINO DE PARASITOLOGIA REQUER DO ESTUDANTE A PERCEPÇÃO DE EVENTOS BIOLÓGICOS QUE ENVOLVEM, EM PRINCÍPIO, DOIS SERES VIVOS DE ESPÉCIES DISTINTAS. NESSE CONTEXTO É FUNDAMENTAL A APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA DOS PARASITOS; SENDO PARTE DESSA TAREFA CUMPRIDA EM AULAS PRÁTICAS, NAS QUAIS SE ABORDAM O ESTUDO MORFOLÓGICO E OS MÉTODOS DE PESQUISA PARASITOLÓGICA. PARA MANTER OS ESTUDANTES ENVOLVIDOS ATIVAMENTE NESSAS AULAS E TAMBÉM PARA ELEVAR O NÍVEL DA APRENDIZAGEM DOS MESMOS, FOI ELABORADA UMA SÉRIE DE ROTEIROS COM CARÁTER TEÓRICO-PRÁTICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É AVALIAR COM BASE NOS PARÂMETROS PROPOSTOS PELA TAXONOMIA DE BLOOM MODIFICADA, O ROTEIRO REFERENTE À SUBUNIDADE DIDÁTICA QUE ABORDA OS PARASITOS UNICELULARES TRANSMITIDOS POR ÁGUA E ALIMENTO. PARA ISSO AS QUESTÕES FORAM CLASSIFICADAS CONFORME AS DIMENSÕES COGNITIVAS E DO CONHECIMENTO. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS TAMBÉM FORAM AVALIADAS. AS QUESTÕES QUE ENVOLVERAM CONHECIMENTO PROCEDIMENTAL E A DIMENSÃO COGNITIVA APLICAR REPRESENTARAM O PRINCIPAL DESAFIO PARA OS ESTUDANTES.