ESTE RESUMO EXPANDIDO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR AS RAZÕES QUE LEVAM O DISCENTE À EVASÃO POR VARIADOS PERÍODOS E, CONSEQUENTEMENTE, O RETORNO; A SUA LUTA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, NO QUE DIZ RESPEITO À PRIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, A POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E A O PROCESSO DE (RE)INTEGRAÇÃO SOCIAL. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALÉM DE VALORIZAR O SER HUMANO, POSSIBILITA A SUA INCLUSÃO SOCIAL AO MERCADO DE TRABALHO, OFERECENDO A CAPACIDADE DE EXECUTAR FUNÇÕES NA SOCIEDADE, TORNANDO-O MERECEDOR DE RESPEITO E DIGNIDADE POR MEIO DE TÃO DESEJADA LABUTA. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE O RESULTADO DESTE TRABALHO PODERÁ SER TOMADO COMO OBJETO DE ESTUDO E POSSA INTERFERIR, POSITIVAMENTE, NAS AÇÕES DIDÁTICAS, FORAM FEITAS REFERÊNCIAS A CONSAGRADOS ESTUDIOSOS E ESPECIALISTAS QUE TRATAM DE QUESTÕES DIRETA OU INDIRETAMENTE AO ASSUNTO, BUSCANDO APONTAR QUE A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA SENSIBILIZA A PONTO DE DESENVOLVER A CIDADANIA E A ORDEM SOCIAL. OS RESULTADOS DISCUTIDOS E APRESENTADOS NESTA PESQUISA MOSTRAM O CARÁTER DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITA O OUTRO, INDEPENDENTE DE SUA POSIÇÃO SOCIAL. PORTANTO, ENSINAR OS JOVENS E ADULTOS A LEREM E A ESCREVEREM ESTÁ RELACIONADO COM PERMITIR UM MUNDO MAIS DEMOCRÁTICO E JUSTO.