PERCEBE-SE, QUE A ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA É UMA DAS EXIGÊNCIAS DA MAIORIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, COMPREENDIDA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOCENTE, PARA QUE ALÉM DE PROFESSORES DE DETERMINADAS DISCIPLINAS, SEJAM PESQUISADORES. DIANTE DISSO, TRAÇAMOS O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE 20 DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CAA, ACERCA DA ESCRITA CIENTÍFICA QUE SÃO TÃO REQUISITADOS NO PROCESSO AVALIATIVO DE ALGUMAS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR DO REFERIDO CURSO. COMO APORTE PARA A PRODUÇÃO DE DADOS DA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO DIDÁTICO UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO COMPOSTO POR 11 PERGUNTAS, ASSUMINDO UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO. À VISTA DISSO, OS RESULTADOS PONTUARAM A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA/PESQUISA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, PREPARANDO-OS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), COMO TAMBÉM, ENRIQUECE O CURRÍCULO, ABRINDO AS PORTAS PARA O INGRESSO EM FORMAÇÕES CONTINUADAS (ESPECIALIZAÇÕES, PÓS-GRADUAÇÃO, CURSOS DE APERFEIÇOAMENTOS). DE MODO GERAL, TRAZEM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SER TAMBÉM PESQUISADORES.