ESTE RELATO VISLUMBRA DESCREVER A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA DE JOVEM APRENDIZ DO SENAC PE, CURSO DE VENDAS, NAS UNIDADES CURRICULARES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE EM VENDAS E PROMOÇÃO EM VENDAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS, A QUAL TEVE A CARGA HORÁRIA DE SETENTA E DUAS HORAS, DIVIDIDAS EM DEZOITO DIAS DE QUATRO HORAS. ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS QUE ESTEVE DIRECIONADA PARA APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, COMPROVANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS VARIADAS FASES DA VENDA E DO ATENDIMENTO, RESULTANTES DE UMA VIVÊNCIA ESTRUTURADA ATRAVÉS DA DANÇA DO FORRÓ , MANIFESTAÇÃO EXPRESSIVA E ARTÍSTICA, QUE FAVORECE BENEFÍCIOS PROPORCIONANDO A MELHORA DA SAÚDE E ELEVANDO A QUALIDADE DE VIDA DE QUEM PRATICA, CONTRIBUINDO COMO UM LAZER, BEM COMO, DIANTE DO PERFIL DO PROFISSIONAL DE VENDAS, EM UM OLHAR REFLEXIVO, ENCONTRA-SE VARIADAS SEMELHANÇAS COM A DANÇA JUNINA QUE REFERE AO ATENDIMENTO, COMO: CONFIANÇA, CRIATIVIDADE, PERSISTÊNCIA, LIDERANÇA, TRABALHO EM EQUIPE, AUTONOMIA, DISCIPLINA, MOTIVAÇÃO, SUPERAÇÃO, MATURIDADE ALCANÇADO ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE, PASSOS RELEVANTES NO PROCESSO DA VENDA, ATIVIDADE QUE REQUER DO PROFISSIONAL, RESILIÊNCIA E SENSATEZ CONSTANTE, POR ISSO A ESCOLHA DA DANÇA COMO ATIVIDADE QUE OFERECE PRAZER E SERVINDO DE ESTÍMULO PARA A FELICIDADE DO SER HUMANO. NESTE CONTEXTO, TRATA-SE DE DEMONSTRAR A POSSIBILIDADE DE USO DE RECURSOS QUE MOBILIZEM E FAVOREÇAM A APROPRIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, COM AUTONOMIA DO APRENDIZADO, REGIDA PELA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.