O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEVE COMO OBJETIVO
DESENVOLVER ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO – APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO
UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO EM UMA TURMA DE 4° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO
RECIFE/PE, ACOMPANHADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O PROJETO INTITULADO: INCLUSÃO DE
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA REGULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
FOMENTANDO APRENDIZAGENS, ORIENTADO PELA PROFESSORA TÍCIA FERRO, DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E
ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS VINCULADO AO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
A SEQUÊNCIA INTITULADA “ABRINDO PORTAS PARA O CONHECIMENTO POR MEIO DA CULTURA PERNAMBUCANA:
CONSTRUINDO APRENDIZAGENS” FOI ELABORADA DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS
DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA QUINZE ENCONTROS, RECEBENDO ADAPTAÇÕES PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA.
DURANTE AS APLICAÇÕES, FORAM IDENTIFICADAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO
ACOMPANHADO COM OS COLEGAS DE SALA, DESINTERESSE DE PARTICIPAÇÃO NAS REGÊNCIAS E OBSTÁCULOS
ENFRENTADOS POR ELE E OS DEMAIS ALUNOS QUANTO AOS CONTEÚDOS VOLTADOS À DISCIPLINA GEOGRAFIA, SENDO
NECESSÁRIO A REFORMULAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATENDER A ESTA DEMANDA. COMO RESULTADO
ADQUIRIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE, O ESTUDANTE OBTEVE MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES
PROPOSTAS EM FORMATO GRUPAL, ASSIM COMO CONSEGUIU INTERAGIR MAIS COM OS COLEGAS DE CLASSE.