RESUMO
ESTE TRABALHO ABORDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO, NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RIO DE JANEIRO), ENVOLVENDO A LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “MINHA FAMÍLIA É COLORIDA”, DE GEORGINA MARTINS, LEVANTANDO QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, A MULTICULTURALIDADE, A QUESTÃO DE GÊNERO, AS DIFERENÇAS, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, QUE POSSIBILITASSEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA PARTILHA DE IDEIAS E CONCEITOS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. ADMITE-SE NOTÓRIA E INEVITÁVEL A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DAS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA TURMA EM QUESTÃO. COMPREENDE-SE QUE A ESCOLA ALÉM DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DEVE DIFUNDIR VALORES E CRENÇAS E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, RELIGIÃO OU PERTENCIMENTO RACIAL. ALÉM DA LITERATURA INFANTIL, IDEIAS COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E GÊNERO TAMBÉM PERMEIAM AS ATIVIDADES. O ARGUMENTO SURGIDO PARA O DESENVOLVIMENTO FOI: COMO SUBSIDIAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DESSES ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM EFETIVOS CIDADÃOS? COMO METODOLOGIA DA PESQUISA LANÇOU-SE MÃO DA QUALITATIVA POR OBJETIVAR A COMPREENSÃO E O PORQUÊ DA CONCEPÇÃO DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO DESSES ESTUDANTES COM IDENTIDADES AINDA NÃO DEFINIDAS. PRESSUPÕE-SE QUE O COMPORTAMENTO ASSIM COMO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DE CADA SER HUMANO É PERCEBIDO A LONGO PRAZO. PARA TAIS DISCUSSÕES UTILIZAREI AUTORES QUE DIALOGAM COM ESTUDOS CULTURAIS, COMO CANDAU, HOOKS, MACEDO E MILLER.
PALAVRAS-CHAVE: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE.