Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFERENÇAS E AS CRISES DE IDENTIDADE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA

Palavra-chaves: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59199
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4916
    "inscrito_id" => 14490
    "titulo" => "AS DIFERENÇAS E AS CRISES DE IDENTIDADE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE TRABALHO ABORDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO, NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RIO DE JANEIRO), ENVOLVENDO A LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “MINHA FAMÍLIA É COLORIDA”, DE GEORGINA MARTINS, LEVANTANDO QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, A MULTICULTURALIDADE, A QUESTÃO DE GÊNERO, AS DIFERENÇAS, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, QUE POSSIBILITASSEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA PARTILHA DE IDEIAS E CONCEITOS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. ADMITE-SE NOTÓRIA E INEVITÁVEL A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DAS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA TURMA EM QUESTÃO. COMPREENDE-SE QUE A ESCOLA ALÉM DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DEVE DIFUNDIR VALORES E CRENÇAS E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, RELIGIÃO OU PERTENCIMENTO RACIAL. ALÉM DA LITERATURA INFANTIL, IDEIAS COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E GÊNERO TAMBÉM PERMEIAM AS ATIVIDADES. O ARGUMENTO SURGIDO PARA O DESENVOLVIMENTO FOI: COMO SUBSIDIAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DESSES ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM EFETIVOS CIDADÃOS?  COMO METODOLOGIA DA PESQUISA LANÇOU-SE MÃO DA QUALITATIVA POR OBJETIVAR A COMPREENSÃO E O PORQUÊ DA CONCEPÇÃO DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO DESSES ESTUDANTES COM IDENTIDADES AINDA NÃO DEFINIDAS. PRESSUPÕE-SE QUE O COMPORTAMENTO ASSIM COMO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DE CADA SER HUMANO É PERCEBIDO A LONGO PRAZO. PARA TAIS DISCUSSÕES UTILIZAREI AUTORES QUE DIALOGAM COM ESTUDOS CULTURAIS, COMO CANDAU, HOOKS, MACEDO E MILLER. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14490_04102019171715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA CONCEIÇÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SILVA"
    "autor_email" => "babix967@gmail.com"
    "autor_ies" => "FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59199
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4916
    "inscrito_id" => 14490
    "titulo" => "AS DIFERENÇAS E AS CRISES DE IDENTIDADE NO INTERIOR DE UMA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE TRABALHO ABORDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO, NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RIO DE JANEIRO), ENVOLVENDO A LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “MINHA FAMÍLIA É COLORIDA”, DE GEORGINA MARTINS, LEVANTANDO QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, A MULTICULTURALIDADE, A QUESTÃO DE GÊNERO, AS DIFERENÇAS, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, QUE POSSIBILITASSEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA PARTILHA DE IDEIAS E CONCEITOS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. ADMITE-SE NOTÓRIA E INEVITÁVEL A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DAS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA TURMA EM QUESTÃO. COMPREENDE-SE QUE A ESCOLA ALÉM DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DEVE DIFUNDIR VALORES E CRENÇAS E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, RELIGIÃO OU PERTENCIMENTO RACIAL. ALÉM DA LITERATURA INFANTIL, IDEIAS COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E GÊNERO TAMBÉM PERMEIAM AS ATIVIDADES. O ARGUMENTO SURGIDO PARA O DESENVOLVIMENTO FOI: COMO SUBSIDIAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DESSES ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM EFETIVOS CIDADÃOS?  COMO METODOLOGIA DA PESQUISA LANÇOU-SE MÃO DA QUALITATIVA POR OBJETIVAR A COMPREENSÃO E O PORQUÊ DA CONCEPÇÃO DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO DESSES ESTUDANTES COM IDENTIDADES AINDA NÃO DEFINIDAS. PRESSUPÕE-SE QUE O COMPORTAMENTO ASSIM COMO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DE CADA SER HUMANO É PERCEBIDO A LONGO PRAZO. PARA TAIS DISCUSSÕES UTILIZAREI AUTORES QUE DIALOGAM COM ESTUDOS CULTURAIS, COMO CANDAU, HOOKS, MACEDO E MILLER. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID14490_04102019171715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA CONCEIÇÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SILVA"
    "autor_email" => "babix967@gmail.com"
    "autor_ies" => "FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO ABORDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO, NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (RIO DE JANEIRO), ENVOLVENDO A LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “MINHA FAMÍLIA É COLORIDA”, DE GEORGINA MARTINS, LEVANTANDO QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, A MULTICULTURALIDADE, A QUESTÃO DE GÊNERO, AS DIFERENÇAS, DENTRE OUTROS CONTEÚDOS, QUE POSSIBILITASSEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA PARTILHA DE IDEIAS E CONCEITOS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. ADMITE-SE NOTÓRIA E INEVITÁVEL A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DAS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA TURMA EM QUESTÃO. COMPREENDE-SE QUE A ESCOLA ALÉM DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DEVE DIFUNDIR VALORES E CRENÇAS E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA, RELIGIÃO OU PERTENCIMENTO RACIAL. ALÉM DA LITERATURA INFANTIL, IDEIAS COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E GÊNERO TAMBÉM PERMEIAM AS ATIVIDADES. O ARGUMENTO SURGIDO PARA O DESENVOLVIMENTO FOI: COMO SUBSIDIAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DESSES ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM EFETIVOS CIDADÃOS? COMO METODOLOGIA DA PESQUISA LANÇOU-SE MÃO DA QUALITATIVA POR OBJETIVAR A COMPREENSÃO E O PORQUÊ DA CONCEPÇÃO DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO DESSES ESTUDANTES COM IDENTIDADES AINDA NÃO DEFINIDAS. PRESSUPÕE-SE QUE O COMPORTAMENTO ASSIM COMO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL DE CADA SER HUMANO É PERCEBIDO A LONGO PRAZO. PARA TAIS DISCUSSÕES UTILIZAREI AUTORES QUE DIALOGAM COM ESTUDOS CULTURAIS, COMO CANDAU, HOOKS, MACEDO E MILLER. PALAVRAS-CHAVE: MULTICULTURALISMO, DIFERENÇAS, IDENTIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.