ESTA PESQUISA EVIDENCIA ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR EM INICIO DE CARREIRA, DIANTE DISSO, PRETENDE-SE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO ATUAL DE FORMAÇÃO INICIAL PARA A ATUAÇÃO DO MESMO ENQUANTO PROFISSIONAL DOCENTE. A METODOLOGIA ADOTADA REFERE-SE ÀS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE AS ATIVIDADES DE REGÊNCIA, NA ESCOLA DE REDE PÚBLICA LICEU DIOCESANO DE ARTES E OFÍCIOS, LOCALIZADO NA CIDADE DE CRATO-CE. TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES DECORRENTES DO PERÍODO DE INICIO DE CARREIRA DOCENTE, QUE ACABAM SE CONFIGURANDO EM UM MOMENTO TANTO DE CRISES, COMO DE DESCOBERTAS, ALÉM DE LEVANTAR IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, E AS INSTITUIÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE O RECEBEM. UTILIZAREMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICOS, OS ESTUDOS DOS PESQUISADORES, CRISLANE AZEVEDO E MAURICE TARDIF.