ESTE É UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DAVID TRINDADE E ÍNDIO PIRAGIBE NA SALA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É ORGANIZAR UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA OS PRIMEIROS ANOS, UTILIZANDO AS CANTIGAS DE BRINCAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE ARTES CÊNICAS. NO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI PRECISO ESTUDOS DE REFERÊNCIAS SOBRE OS CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ARTES CÊNICAS, PRINCIPALMENTE “OS JOGOS TEATRAIS” DE VIOLA SPOLIN E “CANCIONEIRO DA PARAÍBA” COM ORGANIZAÇÃO DE IDELETTE FONSECA DOS SANTOS E MARIA DE FÁTIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA, E COM ISSO FOI POSSÍVEL A PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA. A APLICAÇÃO DESTES PLANOS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, E PARA ANÁLISE E CONCLUSÃO SERÁ PRECISO DEZ ENCONTROS. NAS AULAS, ESTÁ SENDO TRABALHADAS AS CANTIGAS DE BRINCAR ASSOCIADAS AOS JOGOS TEATRAIS, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS. ALÉM DESTES CONTEÚDOS, ESTÃO SENDO APROFUNDADOS E DESENVOLVIDOS OUTROS, COMO POR EXEMPLO: OS MOVIMENTOS CORPORAIS, NOÇÃO ESPACIAL, BRINCADEIRAS, NARRATIVAS ORAIS, CONSCIÊNCIA CORPORAL, OS SENTIDOS, DRAMATIZAÇÕES ENTRE OUTROS QUE FAZEM PARTE IMPLICITAMENTE DOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS. A INTENÇÃO DA APLICAÇÃO DOS PLANOS DE AULA É PARA QUE POSSA SER ANALISADO A SUA EFETIVIDADE EM RELAÇÃO À PERCEPÇÃO DESTES CONTEÚDOS PELOS DISCENTES. A ACEITAÇÃO, A COMPREENSÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES AO LONGO DO PROCESSO ESTÃO SENDO REGISTRADOS EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E AVALIAÇÕES COLETIVAS.