A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, QUE TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, APRESENTANDO DESAFIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO. PENSANDO NISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA - PE NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA BNCC E DO CURRÍCULO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E APLICADO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES EM EXERCÍCIO. OS DADOS PERMITIRAM INFERIR QUE MAIS DA METADE DOS PROFESSORES AINDA NÃO SE SENTE PREPARADOS PARA ATUAR SOB AS REGRAS IMPOSTAS PELA NOVA BNCC; ALÉM DISSO, APENAS 28,2% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM TER CONHECIMENTO DO CURRÍCULO DO ESTADO. TAIS RESULTADOS PERMITEM CONCLUIR QUE SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, JÁ QUE O DESAFIO MAIS RELATADO PELOS PROFESSORES ESTÁ NA COMPREENSÃO DA BNCC.