O ensino da MatemÁtica em grande parte das escolas brasileiras encontra-se desvinculado da realidade dos alunos. A memorizaÇÃo de fÓrmulas e expressÕes persistem, tornando a aprendizagem do aluno fragmentada e nÃo condizente com os parÂmetros que a escola almeja. Objetivamos com este trabalho analisar os conhecimentos elementares dos alunos do 2º ano do ensino mÉdio de uma escola da rede particular de ensino e de uma escola pÚblica na cidade de Água Branca/PI, bem como identificar o rendimento dos alunos de ambas as escolas, no que diz respeito a resoluÇÃo de uma questÃo sobre probabilidade. Adotou-se uma pesquisa de carÁter qualiquantitativa com enfoque descritivo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de observaÇÕes in loco e um questionÁrio semiestruturado aplicado com 16 alunos de uma escola particular e tambÉm com 36 alunos de uma escola pÚblica em Água Branca/PI. ApÓs a anÁlise descritiva dos dados, identificou-se que o professor 1 em suas prÁticas pedagÓgicas, nÃo utilizam materiais didÁticos, fator este que segundo os alunos pode dificultar o entendimento de alguns conteÚdos. AlÉm disso, identificou-se que os alunos apresentam dificuldade no conteÚdo de probabilidade, nÃo conseguindo abstrair as informaÇÕes elementares, dificultando no processo de resoluÇÃo de questÃo. Portanto, cabe o professor repensar suas metodologias de ensino, e buscar ferramentas pedagÓgicas que contribuam com a aprendizagem dos alunos, levando o aluno a criar seus prÓprios questionamentos e fomentar um espaÇo propÍcio para a resoluÇÃo seguindo princÍpios matemÁticas disponÍveis.