O PRESENTE ARTIGO TEM COMO TEMA O PROCESSO AVALIATIVO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE BEZERROS-PE. O TIPO DE AVALIAÇÃO AQUI DISCUTIDA TEM UM CARÁTER MULTIDIMENSIONAL E É VISTO COMO UM PROCESSO DETALHADO, QUE ENVOLVE AS PARTICULARIDADES DO SER, TAIS COMO SEU MODO DE VER O MUNDO, DE SE EXPRESSAR, COMUNICAR E ABSORVER O QUE ESTÁ AO SEU REDOR. PROCUROU-SE POR MEIO DESTE MOSTRAR UMA PERSPECTIVA MAIS HUMANA DE AVALIAÇÃO, QUE NÃO EXCLUI AS FALHAS E ERROS DO ALUNO DURANTE SUA CAMINHADA ENQUANTO SER HUMANO INSERIDO NO PROCESSO PEDAGÓGICO, MAS SIM, TRAZÊ-LAS PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL E UTILIZÁ-LAS COMO UMA FERRAMENTA DE MUDANÇA, REFLEXÃO E FLEXIBILIDADE DA PRÁTICA DOCENTE. COMO OBJETIVO GERAL, PROCUROU-SE ENTENDER COMO ACONTECE O PROCESSO AVALIATIVO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE BEZERROS, LOCALIZADO NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. ESTA INVESTIGAÇÃO VISOU ESPECIFICAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PESQUISADAS, EVIDENCIAR AS PARTICULARIDADES QUE ENVOLVEM O TEMPO DESTINADO ÀS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E IDENTIFICAR INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO AVALIATIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, FUNDAMENTADAS POR XAVIER (2010) E MARCONI E LAKATOS (2003). OS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM SATISFATÓRIOS E DE MODO GERAL, ESTAVAM DENTRO DA VISÃO DE LUCKESI (2013) E HOFFMANN (2015) COMO ESSENCIAIS NO PROCESSO AVALIATIVO PEDAGÓGICO. OS PRINCIPAIS TEÓRICOS SELECIONADOS PARA A FUNDAMENTAÇÃO DAS DISCUSSÕES E ABORDAGENS AQUI REALIZADAS FORAM LUCKESI (2013), PINTO (2016) E HOFFMANN (2015).