ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO E O COMPORTAMENTO DE UMA TURMA DE SEXTO SEMESTRE DE UM CURSO A DISTÂNCIA QUANTO À PRÁTICA DE PLÁGIO EM ATIVIDADES A FIM DE IDENTIFICAR QUAIS TIPOS DE AÇÕES FAVORECEM ESTA PRÁTICA E SE HÁ ALGUM FATOR QUE FUNCIONE COMO INIBIÇÃO. PARA ISTO FORAM OBSERVADOS OS RESULTADOS AVALIATIVOS E COMENTÁRIOS DE FEEDBACK DADOS PELO TUTOR A DISTÂNCIA DA TURMA ENTRE OS SEMESTRES 2017.1 E 2019.1, SENDO OBSERVADAS 146 ATIVIDADES, DISTRIBUÍDAS AO LONGO DE 24 DISCIPLINAS CURSADAS PELA TURMA. OS RESULTADOS OBSERVADOS CONFIRMAM QUE, EMBORA NÃO SEJA UMA REGRA, O TIPO DE ATIVIDADE SOLICITADA PODE INIBIR OU ELEVAR A QUANTIDADE DE CASOS DE PLÁGIO, SENDO NECESSÁRIO, PORTANTO QUE O PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS PREZEM POR ATIVIDADES QUE CONTENHAM ENUNCIADOS COM QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS, QUE INSTIGUEM OS ALUNOS A PENSAREM DE MANEIRA CRÍTICA, EVITANDO MERAS REPETIÇÕES DE INFORMAÇÕES. A PESQUISA TAMBÉM CHAMA A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DAS UNIVERSIDADES ADOTAREM MEDIDAS CLARAS SOBRE COMO O PLÁGIO DEVERÁ SER COMBATIDO, PARA QUE ESTE TIPO DE PRÁTICA FRAUDULENTA DEIXE DE FAZER PARTE DA CULTURA DE SEUS DISCENTES.