ESTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO GERAL REALIZAR EXPOSIÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA, AUXILIADORA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PEDAGOGOS. BUSCANDO EVIDENCIAR A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO PROFESSOR-PESQUISADOR. NA CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO, UMA QUESTÃO PERPETUOU E SE QUIS APRESENTAR, NÃO HÁ NENHUMA PRETENSÃO EM CONTEMPLAR A SUA RESOLUÇÃO, MAS EXPOR PARA QUE DEMAIS DISCENTES E DOCENTES DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGIA, REFLITAM SOBRE SEUS PAPEIS; QUAIS OS PROBLEMAS GERADOS, QUANDO NÃO HÁ UMA CONSTRUÇÃO DE SABER MATEMÁTICO, QUE CONSIGA INTEGRAR AS PRÁTICAS DIÁRIAS, EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO DO ALUNO COM O OBJETO DE ESTUDO? UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VIVENCIAS A PARTICIPAÇÃO DA DISCIPLINA ABORDAGENS TEÓRICAS METODOLÓGICAS (ATM) DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR, MINISTRADA PELA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.