A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO É VISTA COM BASTANTE DIFICULDADE PELOS ALUNOS, E O ASSUNTO TABELA PERIÓDICA É UM DOS MAIS TEMIDOS POR POSSUIR CONCEITOS ABSTRATOS CONSIDERADOS DIFÍCEIS DE ENTENDER. UTILIZAR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA QUE FAÇAM RELAÇÃO COM O COTIDIANO É UMA ESTRATÉGIA PARA COLABORAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE ESSAS METODOLOGIAS SE MOSTRAM EFICIENTES NO DESEMPENHO DOS ALUNOS. JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS AUXILIARES UTILIZADAS PARA QUE O ALUNO CONSIGA RELACIONAR A QUÍMICA COM O DIA A DIA, FAZENDO COM QUE OS MESMO ABSORVAM OS CONTEÚDOS DE MANEIRA EFICIENTE, SEM QUE PRECISEM SE PREOCUPAR EM MEMORIZAR CONCEITOS. DIANTE DO EXPOSTO, ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CEARÁ ELEMENTAR” PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES DE DUAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO – CE A COMPREENDER CONCEITOS RELACIONADOS A TABELA PERIÓDICA. ESSE TEMA FOI SELECIONADO POR SER UM ASSUNTO DA ATUALIDADE, POIS 2019 É CONSIDERADO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, EM QUE FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, LEVANTAMENTO DE DADOS PELA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, E A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO FORMA FACILITADORA DE ENSINO. A APLICAÇÃO DO JOGO RESULTOU NO DESPERTAR DO INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA E TAMBÉM OCASIONOU SUAS RESPECTIVAS PARTICIPAÇÕES NAS SALAS DE AULA.