O PRESENTE ARTIGO PROPÕE ANALISAR O LUGAR DO CORPO E DA CORPOREIDADE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. PARA TANTO, A PESQUISA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, DEBATERÁ O LUGAR DO CORPO NO CENÁRIO DOS MOVIMENTOS CONSTITUÍDOS EM TORNO DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, OMNILATERAL, À LUZ DOS TEÓRICOS FRIGOTTO, CIAVATTA E RAMOS (2005), MOURA (2008) E NÓBREGA (2010). BUSCOU-SE PROBLEMATIZAR O DUALISMO PERPETRADO PELO CAPITAL, NA TENTATIVA DE COMPREENDER COMO O PENSAMENTO CARTESIANO SE IMPÔS NO IMAGINÁRIO BRASILEIRO, EMARANHANDO-SE AO SISTEMA EDUCACIONAL DO PAÍS E IMPACTANDO A CONCEPÇÃO DE CORPO NA ESCOLA. ALMEJA-SE ABRIR ESPAÇO PARA REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS ACERCA DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, TENDO COMO PERSPECTIVA A CONCRETIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO COM METODOLOGIAS DE ENSINO QUE CONTEMPLAM A INTEGRALIDADE DO SER.