O PRESENTE ARTIGO ESTÁ EMBASADO NO PROJETO DE PESQUISA INICIADO EM 2015, NO IFC - CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO, ONDE SE REALIZOU UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA MATEMÁTICA APLICADA EM ARTIGOS DAS ÁREAS DE ENGENHARIA. NOS ANOS SEGUINTES, DEU-SE CONTINUIDADE AO PROJETO ANALISANDO-SE AS ÁREAS DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA, NO DECORRER DESTES ANOS, FORAM IDENTIFICAR QUAIS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) E MÉDIO SÃO UTILIZADOS COM MAIS FREQUÊNCIA NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DAS RESPECTIVAS ÁREAS. UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOMÉTRICA LONGITUDINAL, PARA A ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS COM CONCEITO QUALIS, SEGUNDO CLASSIFICAÇÃO DA CAPES. O ESTUDO BIBLIOMÉTRICO, ENQUANTO MODALIDADE DE PESQUISA FAZ-SE USO PARA REALIZAR LEVANTAMENTO DA QUANTIDADE E QUALIDADE DE ARTIGOS SOBRE UM TEMA DE DETERMINADA ÁREA, SUBÁREA OU ESPECIALIDADE. ANALISOU-SE 35 ARTIGOS COM QUALIS A2 A B3, PUBLICADOS NO PERÍODO 2004-2014, NA ÁREA DAS ENGENHARIAS. NAS ESPECIALIDADES E SUBÁREAS DA GEOGRAFIA E DAS GEOCIÊNCIAS FORAM ANALISADOS 22 ARTIGOS, PUBLICADOS EM PERIÓDICOS QUALIS A2 A B3, DE 2005 A 2015. E ANALISOU-SE 70 ARTIGOS DAS SUBÁREAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM QUALIS A2 A B3, PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2008 A 2018. EVIDENCIOU-SE, QUE O CONTEÚDO DE MAIOR INCIDÊNCIA FORAM OS NÚMEROS RACIONAIS, MAIS ESPECIFICAMENTE PORCENTAGEM. PRESUME-SE QUE ESSE PROJETO GERE ARGUMENTOS CONSISTENTES, BASEADOS EM DADOS ESTATISTICAMENTE SISTEMATIZADOS, QUE CONTRIBUEM COMO SUBSÍDIOS EM FUTURAS PESQUISAS E NA TOMADA DE DECISÃO COMO EDUCADORES, SOBRE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS EM DIFERENTES ÁREAS.