O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PARA UMA EFETIVA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. TEM COMO PONTO DE PARTIDA UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES CURRICULARES E EXTRACURRICULARES REALIZADAS POR DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE DE POÇOS DE CALDAS. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS IMPLEMENTADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CURRÍCULO DE 2008, VIGENTE ATÉ A ATUALIDADE, NO QUE DIZ RESPEITO À DISCIPLINA ANTROPOLOGIA. DA MESMA FORMA, APRESENTAMOS AS PROPOSTAS REALIZADAS PELO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM MEMÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO, EM PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO QUE TÊM EM SEU ESCOPO O INTUITO DE RELACIONAR SUAS ATIVIDADES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. AS REFLEXÕES NOS LEVARAM A CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE SEMPRE HAVER A BUSCA POR UNIR NO DISCURSO DAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A TEORIA E A PRÁTICA, CHAMANDO A ATENÇÃO AOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DA GRADUAÇÃO DE QUE A TEORIA NÃO PODE SER COMPARADA À “PALAVRA OCA”, “SEM SENTIDO”, “POUCO PRÁTICA”. À ESTA EMPREITADA, SOMA-SE A IDEALIZAÇÃO E CONDUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO QUE REFORCEM A SIMBIOSE ENTRE TEORIA E PRÁTICA.