O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE A POSSIBILIDADE DA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES EVIDENCIAR A ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL, DESTACANDO O TRABALHO A PARTIR DO PRINCÍPIO EDUCATIVO, EM SEU SENTIDO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL. PARA ISSO, PROPÕE-SE A FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL COM INTUITO DE POTENCIALIZAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES E A SOCIEDADE, NO QUE CONCERNE À COMPREENSÃO E EXECUÇÃO DE SUAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS E INSERÇÃO NO MUNDO DE TRABALHO, BUSCANDO OPORTUNIZAR UMA MAIOR INTERAÇÃO DO ALUNO COM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DESENVOLVIDA SOB À QUESTÃO NORTEADORA: COMO FAVORECER A INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DE MODO A POTENCIALIZAR A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO, TENDO COMO FOCO UMA ATUAÇÃO CONSCIENTE SOBRE SUAS ATRIBUIÇÕES E DE FORMA A GARANTIR A AUTONOMIA DESSES INDIVÍDUOS? A APROXIMAÇÃO DO ALUNO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES COM O CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS, QUE DESDE SETEMBRO DE 2018 É RESPONSÁVEL PELA CATEGORIA, É TIDA COMO FERRAMENTA DE EVIDENCIAR A FORMAÇÃO PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. AO APRESENTAR BASES CONCEITUAIS E NORMATIVAS QUE TRATAM DA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, ESPERA-SE CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DO CARÁTER ESSENCIAL DA FORMAÇÃO, PAUTADA NO TRABALHO E ARTICULADA COM A PRÁTICA PROFISSIONAL, PARA QUE COM ISSO, O ALUNO POSSA IDENTIFICAR-SE COM A PROFISSÃO, SENTIR-SE APROPRIADO DE CONHECIMENTO SOBRE AS SUAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS E ESTEJA DISPOSTO A CONTRIBUIR COM A SOCIEDADE.