A EMERGENTE E PROGRESSIVA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA TROUXE CONTEXTOS QUE FAVORECERAM UMA NOVA CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM QUE CONSIDERA, DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NÃO PREVISTO PELO BEHAVIORISMO, COGNITIVISMO E CONSTRUTIVISMO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR AS BASES DO CONECTIVISMO COMO PARADIGMA EDUCACIONAL QUE CONCEBE, SOB OUTRO PONTO DE VISTA, ASPECTOS DA APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. É UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE TRATA DESTA CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM NA UTILIZAÇÃO DAS TDIC PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS ASPECTOS DOS PROCESSOS E DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS, NA IMPORTÂNCIA DAS REDES E NA AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE É UMA TEORIA DE APRENDIZAGEM POUCO CONHECIDA ENTRE OS EDUCADORES, MAS QUE POSSUI COERÊNCIA VALIDADA A PARTIR DE PRESSUPOSTOS CIENTÍFICOS. É UMA PROPOSTA INTERESSANTE QUE, EM ALGUNS ASPECTOS, PREENCHE LACUNAS DEIXADAS POR OUTROS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. QUANTO ANTES O PROFESSOR DOMINAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, EM SEUS ASPECTOS POTENCIAIS E CONTEXTUAIS, SERÁ POSSÍVEL REALIZAR A TRANSFORMAÇÃO INSTITUCIONAL DE QUE ESCOLA PRECISA NA ERA DIGITAL.