ESTE ESTUDO OBJETIVA CONTRIBUIR PARA REFLEXÕES DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFERENTES AOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DE SABERES MATEMÁTICOS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA. A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Nº 9.394/96, NO ART. 3º, INCISO III, ASSEGURA QUE “O ENSINO SERÁ MINISTRADO COM BASE NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS: PLURALISMO DE IDEIAS E DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS”, PORTANTO, PERMITE AO PROFESSOR MAIOR FLEXIBILIDADE EM RELAÇÃO À FORMA DE ENSINAR, SUBSTITUINDO VELHOS PARADIGMAS DE MANEIRA A RENOVAR SUA VISÃO DA SOCIEDADE ESCOLAR, QUANTO AO PROPOSTO PELO ATUAL CONTEXTO DE EDUCAÇÃO, CULTURAS, SUJEITOS E PRÁTICAS. PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL CONTRIBUIR COM O USO DA SEMÂNTICA DE FRAMES NAS REFLEXÕES DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES POLIVALENTES. COMO OBJETIVO ESPECÍFICO, FUNDAMENTAR O MODELO DA SEMÂNTICA DE FRAMES COMO IMPORTANTE ELEMENTO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO, IDEIAS DE FILLMORE (1985, 2009) SOBRE SEMÂNTICA DE FRAMES, LINS (1999, 2001) SOBRE MODELOS DE CAMPOS SEMÂNTICOS; CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DE SHULMAN (1986) E CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE BALL ET. AL (2008). A INVESTIGAÇÃO, REALIZADA EM MAIO/2019, É QUALITATIVA COM ENFOQUE INTERPRETATIVO, BASEADA EM BUENDÍA ET. AL (1999), BOGDAN; BIKLEN (1994) E SAMPIERI ET. AL (2010), TENDO COMO SUJEITOS DE PESQUISA CINCO DOCENTES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE SÃO LUÍS.