CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ALUNOS POSSUEM A RESPEITO DE ALGUM FATO OU CONTEÚDO E COM ELAS EXPLICAM GRANDE PARTE DOS FATOS QUE OS CERCAM, FAZENDO PARTE DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROBLEMA: QUAIS AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS. O PRESENTE ESTUDO COMPREENDE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI EXECUTADO COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA. A AMOSTRA CORRESPONDEU A 28 ALUNOS. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS CORRESPONDEU A UM QUESTIONÁRIO, COM 3 QUESTÕES, NAS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM RESPONDER ATRAVÉS DE DESENHOS. PARA ANÁLISE DE DADOS FOI ESCOLHIDA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES POSSUEM ALGUMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS QUE SE RELACIONAM COM OS ACEITOS CIENTIFICAMENTE. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE ALGUNS ENCONTRARAM DIFICULDADES EM RECONHECER OS ORGANISMOS QUE HABITAM DIRETAMENTE O INTERIOR DOS SOLOS, PODENDO CAUSAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR NÃO CONSEGUIR IDENTIFICAR. ESTE ESTUDO DEVE SUBSIDIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FORNECE UMA FERRAMENTA INICIAL, UMA VEZ QUE PERMITE AO PROFESSOR IDENTIFICAR OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS E A PARTIR DELES, PLANEJAR SUAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA.